quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Kit Bashed Eldar Autarch Finished

Terminei o Autarch. Não coloquei muita energia nele, literalmente só joguei uma tinta. Tentei fazer um freehand na bandeira mas percebi que é bem dificil, e é bastante importante ja se ter um esboço antes de iniciar o desenho na figura.

Fiz a base usando cortiça, gostei bastante do resultado final e vou seguir esse padrão pros Harlequins.

Segue as fotos:



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Kit Bashed Eldar Autarch WIP I

Enquando o liquid GS dos meus harlies secavam, resolvi lidar um pouco nesse cara. Não vou botar muita energia pra terminar ele. O que eu queria testar era fazer o efeito de power weapon na lança.

O efeito é bem simples de fazer. Eu usei esse video como tutorial.



E aqui vão as fotos do trabalho.



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Eldar Guardians Finished

Terminei esses caras semana passada, pintei esses 11 modelos com aerografo e em aproximadamente 2 semanas.







As cores ficaram bastante chapadas, ainda nao descobri como fazer as luzes e sombras se destacarem usando o aerografo. Mesmo assim a ferramenta é de grande ajuda pra poupar tempo!

Eu usei verniz da Corfix e me deu a impressao que as cores ficaram mais chapadas ainda. foi bastante frustrante.

E aqui está a Weapon Platform devidamente magnetizada.


Aqui vai a receita que usei pra pintar os guardians:

Corpo:

Primer preto
Base: Ultramarine Blue
1a luz: Enchanted Blue
2a luz: Enchanted Blue+Uniform Grey
Sombra: Azurmen Blue

Cabeça:
Primer Branco
Base: Golden Yellow
1a luz: Sunburst Yellow

Armas
Base: Graveyard Earth
1a luz: Kommando Kahki
2a luz: Bleached Bone
Sombra: Ogryn Flesh

Pedras:
MEchrite Red
Blood Red
Uma linha de Orange de um lado e um ponto branco do outro.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Entrevista com Daedalus

Seguindo com a nossa serie de entrevistas, hoje vai ser com o pintor Daedalus.


Entrevista
 
1 -Qual sua idade, e onde vive atualmente?
             Tenho 43 anos e vivo em Porto Alegre;
 
2-Qual o tema, e a escala que você prefere?
             As escalas que domino melhor são as pequenas, as das típicas miniaturas de Warhammer, ou seja 28/32mm, pois o meu método de pintura se adapta melhor a estas escalas mais reduzidas. Quanto ao tema sou bem eclético no meu gosto por figuras, curto desde as históricas, principalmente as da idade antiga e idade média, até ficção científica e steampunk, mas o que realmente me atrai são as miniaturas de fantasia, sejam no estilo clássico de Dungeosn & Dragons, ou de personagens da mitologia clássica ou de universos ficcionais, como por exemplo da obra de Tolkien, estes são os temas que despertam meu interesse com maior frequência. Sou um grande fã das figuras Old School, miniaturas antigas que tinham um outro conceito de escultura, eu principalmente me interesso pelas da marca Citadel. Falando em marcas, vale mencionar que sou um dos órfãos da Rackham e acho suas figuras, conceitos, escultores e pintores simplesmente fantásticos, me considero um colecionador das miniaturas de Confrontation.
 
 
 
 3- Quando e como você iniciou no hobby?
             Iniciei no hobby em 1988, antes disto tinha pintado alguns modelos de aviões da II Guerra Mundial e figuras de plástico, pois conhecia as figuras de metal apenas de livros, mas não tínhamos fácil acesso a este tipo de material na época, não existia internet e comprar do exterior só quando alguém conhecido viajava.  Em 1988 consegui por a mão pela primeira vez em miniaturas da Games Workshop, Ral Partha e Grenadier e aí vi que era isto que eu queria fazer.
 
 
 
4-Sobre o seu método de trabalho:
 
a)Quais  são as “ferramentas” que você acha que são necessárias para o seu trabalho?
            Uma das grandes vantagens do hobby é a pequena quantidade de ferramentas e materiais que são necessários para se pintar uma figura, levando em consideração outros ramos do modelismo, é claro que quando nos dedicamos a uma atividade a tendência natural é irmos adquirindo uma série de ferramentas e produtos. Na verdade os materiais essências são reduzidos segue uma pequena lista:
Luminária;
Estilete e limas para eliminar linhas de molde e rebarbas das miniaturas;
Massa epoxy para preencher falhas de união em miniaturas multicomponente, fazer pequenas modificações, confeccionar cenários, corrigir imperfeições etc.;
Cola à base de cianocrilato (Superbonder);
Palheta para diluir e misturar a tinta;
Tintas, a maioria dos pintores de figuras utilizam tintas acrílicas, eu costumo utilizar diversas marcas, como por exemplo Citadel, P3 e Vallejo;
Pincéis de cerdas naturais, os melhores são os de pelo de marta (costumo usar um pincel nº1 para tudo, eventualmente uso um nº 0 e só);
 
 
 
 b)Como é o seu “estúdio”?
             Meu estúdio é uma bagunça (risos) na verdade não tenho um espaço só para o hobby, atualmente minha bancada de trabalho está localizada na sala de estar do meu apartamento, tento deixar o mais organizado possível mas a tendência é parecer desordenada;
 
 
 
c)Quanto tempo você passa pintando?
             Normalmente trabalho uma média de 5-10 horas por semana, mais frequentemente nos finais de semana;
 
 
 
d)Quanto tempo você usa pintando uma única figura?
            Costumo levar bastante tempo pintando uma figura, algo em torno de 20 à 30 horas, numa miniatura padrão;
 
5- Que parte do hobby é a que você mais gosta?
            Eu curto muito todas as partes que envolvem o hobby, gosto até mesmo daquelas tarefas que a maioria dos modelistas consideram as mais aborrecidas, como a limpeza e preparação da figura, gosto muito da parte de elaboração da base cênica, mas uma das partes que tenho grande prazer e a qual tenho me dedicado muito pouco é a modelagem de miniaturas, de uns anos para cá tenho modelado muito pouco, mas é um trabalho muito instigante, que me dá grande satisfação, produzir uma miniatura do zero, materializar algo que inicialmente estava apenas na minha imaginação.
 
 
6-Quais são as pessoas que mais lhe influenciaram?
            Ao longo destes anos tive diversas influências, fases em que tomei contato com determida técnica ou estilo e que de uma forma ou outra construíram o meu modo de pintar. Mas a pessoa que mais me influenciou foi o saudoso amigo Luís Alencastro, muito mais pela maneira de me relacionar com o hobby do que pela técnica em si, muito mais pelos incríveis momentos que passamos discutindo as miniaturas e técnicas de pintura e por ter sido através dele que tenha tido o primeiro contato com as miniaturas da GW. Na área da pintura eu considero mais importante para mim o Mike McVey da GW que nos anos 90 organizou excelentes guias de pintura e artigos na revista White Dwarf, com os quais aprendi, a fazer o blending e glazing. No final da década de 90 me afastei do hobby e por volta de 2004 comecei a retomar o interese pelo tema até que em 2006 descobri o fórum Spanish Team o que deu início ao que considero a segunda etapa do hobby na minha vida. Ali tive contato com pintores e escultores incríveis, que mudaram a maneira como eu pintava até então, Talvez os de maior impacto para mim tenham sido Raul Latorre, que também considero um dos melhores escultores de fantasia, e Alfonso Giraldez (Banshee) com conceitos como iluminação zenital, ambientação da figura, teoria cromática etc. Em 2008 tive a oportunidade de fazer um curso na Espanha com José Manuel Palomares, o que também influiu muito no meu jeito de pintar.
 
7- Qual o seu envolvimento com a comunidade de pintores (ou hobbystas) na sua cidade/região?
            Aqui em POA formamos um grupo pequeno, mas que consegue se reunir com alguma freqüência, se não me engano desde 2008 temos nos reunido em Caxias e Porto Alegre para trocar experiências e tentarmos melhorar nosso modo de pintar através da análise das figuras um do outro e nas dicas entre todos, tem sido uma experiência muito positiva, é muito bom poder ver o trabalho de outros modelistas ao vivo ainda mais de pessoas tão talentosas.
 

8-O que você faz com as figuras prontas?
            A maior parte das figuras que pinto estão expostas em uma vitrine na minha sala, algumas foram pintadas para amigos em intercâmbios;
 
9- O que as pessoas acham, ou consideram  o seu hobby?
           Em geral as pessoas que vêem meu trabalho gostam das figuras, apesar de desconhecerem anteriormente este hobby;
 
10- Uma dica pra quem quer começar
          Como tudo na vida é importante obter informação sobre o tema antes de entrar na prática, a maioria dos pintores utiliza tinta acrílica para em suas figuras e ela tem algumas peculiaridades e dominar alguns prícípios básicos é importante para um bom resultado, coisas que podem facilmente ser encontradas em tutorias na Web, em fóruns, livros, DVDs ou até mesmo no Youtube, o ideal seria poder aprender com alguém. Se você tem certeza de que quer entrar no hobby vale a pena investir em material de qualidade, infelizmente pintar com tintas acrílicas nacionais pode ser uma experiência frustrante, dedicação e paciência são indispensáveis para um resultado positivo.
 
 
Obrigado Daedalus por participar da entrevista! 
 
E aqui está a galeria dele no CMON
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Eldar Guardians WIP III

To muito inspirado pintando esses caras, falta apenas os detalhes.

Ontem retoquei o azul, e dei wash nas armas. Também pintei o amarelo dos capacetes.





quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Eldar Guardians WIP II

Trabalhei um pouco mais em cima desses guardians, usando o aerografo.

Ainda não estou dominando a ferramenta, preciso acertar a diluição correta, apesar de que na maior parte do tempo eu não dilui e quando fazia usava bem pouca água.

O azul eu usei 3 tons, e depois fiz um wash, mas não consegui dar contraste, ao vivo eles tem um leve degradê mas poderia ficar mais nitido.






As armas eu também usei 3 tons de marrom, apesar de não ter ficado muito evidente também. Ainda falta fazer os washes para fazer as sombras. Hoje de manhã quando fui organizar a mesa esqueci de pintar uma das armas.





As armas maiores ficaram mais evidentes o degradê suave que o aerografo proporciona.




Ainda falta pintar o amarelo dos capaçetes, e depois inicio o trabalho com o pincel.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Eldar Guardians WIP I

Iniciei os Eldar Guardians, mas esses eu pretendo usar o aerografo pra pintar.

Achei que seria facil pintar com aerografo, mas tive bastante dificuldades. Eu usei a ponta 0,4mm para fazer o undercoat e nao tive problemas, agora a ponta 0,2mm entupia direto. Outro detalhe é que se perde bastante tempo para trocar de cores. Deve-se limpar bem o aero antes de utilizar a cor seguinte.

No mais, é uma bela ferramenta para se ganhar tempo, as cores bases foram pintadas rapidamente. E a camada de tinta fica super fina e realça os detalhes. Eu vou trabalhar um pouco mais no azul, faltando dar mais um highlight e pretendo fazer um wash de azurmen blue nos recessos.


A foto acima é o modelo com um highlight pronto, nao da pra ver nenhuma diferença =(

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Attila the Hun 54mm Finished

Terminei essa figura hoje de tarde, aproveitando uma folga na minha agenda.


Primeira figura de 54mm que pinto, foi bastante divertido.